terça-feira, 22 de junho de 2010




Eu tenho uma coisa com psicologia desde que me conheço por gente, aliais eu sempre fui curiosa com tudo, as vezes essa paixão fica ali escondidinha e as vezes ela reaparece com força total.
E muita gente já me falou que levo jeito pra isso, mas eu fico relutando em fazer por que fico com receio do mercado que para psicólogo não é lá aquelas coisas, mas a profissão esta se fazendo mais presente em outras áreas que não seja somente clinicar.


Psicologia Clínica Sem dúvidas, a mais famosa área de atuação da Psicologia, tanto que muitas pessoas ainda se admiram ao descobrirem que existem outras possibilidades de prática psicológica. A Psicologia Clínica estuda maneiras de lidar com os problemas humanos. Entenda-se por “problemas humanos” aqueles originados do individuo enquanto um ser social – seus métodos podem incentivar o aparecimento ou aperfeiçoamento das capacidades de relacionamento e ajustamento intra e interpessoal, de aprendizagem e leitura do mundo e da realidade das pessoas. A Psicologia Clinica também é adequada ao tratamento de problemas mais complicados como as psicopatologias e os psicossomáticos (que são doenças/sintomas orgânicos com causas psicológicas).
Psicologia do Esporte A Psicologia do Esporte estuda os fatores emocionais que afetam a performance dos atletas e os efeitos do esporte para o bem-estar psicológico dos individuos. Ansiedade, concentração, motivação, desenvolvimento interpessoal e intrapessoal são algumas das questões trabalhadas pelo psicólogo esportivo. Em termos de desenvolvimento mundial, podemos colocar o ano de 1986 como um divisor de águas em termos de difusão e avanço da Psicologia Esportiva, com a fundação de várias organizações significativas em todo o mundo. O Brasil apesar de em termos de desenvolvimento estar bem aquém da produção europeia/norte americana, já conta com cerca de 900 profissionais atuando na área, se consolidando como líder da America Latina no campo.
Psicologia Escolar Basicamente o Psicólogo Escolar age como um facilitador do processo ensino-aprendizagem, atuando junto a direção e coordenação da escola, professores, funcionários, estudantes e pais. Apesar de muitos ainda confudirem, a Psicologia Escolar não é Psicologia Clínica ou Psicopedagogia dentro da Escola. A atuação do Psicólogo escolar é mais macro, e visa trabalhar a instituição como um todo, sempre dentro de uma perpectiva crítica.
Psicologia Social Estuda a influência e os processos cognitivos gerados pela interação social, ou seja, das conseqüências psicológicas e sociais advindas do ser humano viver em sociedade. Sobre determinado ponto de vista, poderíamos considerar toda Psicologia como sendo Psicologia Social, afinal todos somos humanos que vivem em sociedade. Mas a Psicologia Social guarda especificidades que a asseguram como campo autônomo da Psicologia, a saber, a ênfase na investigação da reciprocidade individuo x sociedade. Também abordaremos neste tópico, outros campos práticos advindos deste estudo como a Psicologia Comunitária.
Psicologia Organizacional e RH O psicólogo organizacional esta preocupado em estudar e atuar como facilitador das relações entre pessoas e organizações, contribuindo para o desenvolvimento de ambas. Para tanto, intervém nos processos de trabalho, na cultura organizacional, nos intercambios comunicativos e muitos outros elementos da realidade institucional.
Psicologia da Saúde e Hospitalar Psicologia da Saúde e Psicologia Hospitalar são dois campos distintos, mas bastante entrelaçados. Enquanto a Psicologia da Saúde busca uma visão mais macro da Saúde (com questões relacionadas a saúde pública, epidemiologia e política), a Psicologia Hospitalar enfatiza a atuação do psicólogo dentro do Hospital.
Fonte: http://www.sobresites.com/psicologia/areas.htm

As coisas estão mudando tem um projeto para colocar psicólogos em escola publicas o que geraria muitas vagas, vamos ver né.
Enquanto não faço facul, vou ficar no meu cantinho auto ditada e ler alguns livros, me inteirar mais do assunto, assistir algumas aulas em facul até eu terminar meu curso de estética.
Baixei um livro na net chamado introdução a psicologia só me falta coragem pra imprimir por que ler no note me dá sono rs.
bjs

2 comentários:

  1. Amiga, imprima no Note, não me vai matar árvores pra imprimir um LIVRO inteiro, ou pelo menos vá juntando folhas ai do seu escritório e Imprima no verso!
    Dá pra ler no Note sim, larga de ser preguiçosa!

    ResponderExcluir
  2. Ahh Psicologia é uma coisa que eu gostaria muito de estudar também, o comportamento humano pra mim sempre foi fonte de estudo, gosto de analisar as pessoas...rs.
    Quem sabe quando eu ficar mais velha, o farei por esporte, não pra ganhar dinheiro....
    Ou.. quem sabe eu não ganhe muito dinheiro hoje pra montar meu consultório?

    ResponderExcluir